top of page

Como atuar como profissional de arquitetura em tempos de "crise"


A arquitetura no Brasil surgiu antes de seu descobrimento, pois os índios já construiam suas ocas. Posteriormente, vieram em 1500 os portugueses, com suas construções no período colonial. Inicialmente, a profissão de arquiteto era auto-didática, pois não existiam escolas de arquitetura no Brasil. A escola de arte Bauhaus foi criada pelo arquiteto Walter Gropius em 1919, na cidade de Weimer, Alemanha. Na década de 50, surgiram as primeiras escolas de arquitetura moderna no Brasil, como a escola de Belas Artes, atual UFRJ, onde estudou Oscar Niemeyer, que se tornou estagiário do arquiteto Lúcio Costa.Projetou a cidade planejada de Brasília, A Pampulha, Museu de Arte Contemporânea, Casa das Canoas, construída em 1953.

“Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta.”

Oscar Niemeyer

10 Áreas onde o profissional de arquitetura pode atuar:

  1. Projeto Arquitetônico:

Lida com a criatividade, pesquisa, inovação. Pode projetar vários espaços como residências, espaços comerciais, indústrias, Centros Culturais, Centros Poliesportivos, Unidades de Saúde, Edifícios centro-empresariais, etc.

  1. Projeto de interiores:

Lida com levantamento do espaço físico, possibilidades de ampliação, construir e/ou derrubar paredes, também psicologia das cores, combinação de cores através do círculo cromático, iluminação geral e pontual, tipo de lâmpada a ser utilizada, escolha de revestimentos e mobiliário adequado.

Lida com a valorização do espaço através do verde, costuma-se dizer: é uma arquitetura sem teto. Engana-se quem pensa que paisagismo são só plantas. Paisagismo são pérgolas, pedras, esculturas, pavimentação, jardins verticais, etc.

O Urbanista constrói uma cidade. Vai desde o Plano diretor até projetos de praças, ponto de ônibus, Conjuntos habitacionais, etc.

  1. Design Gráfico:

Comunicação visual através de logomarcas, identidade visual de um espaço ou uma marca, cartões de visita, banners, oudoors, lay out de jornais e revistas, etc.

  1. Designer em 3D:

Realiza maquetes eletrônicas, utilizando programas específicos como Sketchup, 3D Studio Max, etc.

  1. Animador em 3D:

Realiza animação de ambientes internos e externos através de uma câmera virtual que calcula frames por segundo.

  1. Legalização de obras:

Realiza projetos técnicos para legalização de obras junto à prefeitura. Acompanha também os processos através de um número de protocolo via internet ou presencial. Necessário CAU em dia e pagamento da ART referente a obra a ser legalizada.

  1. Acompanhamento de obras:

Necessária experiência desde estagiário, no caso para trabalhar em empresas, conhecimento dos materiais de construção, traço do concreto, o que compõe o concreto, assentamento de tijolos, emboço, reboco, conhecimento da forma de assentar cada material de revestimento, noções de administração de cronogramas e prazos de cada fase da obra.

  1. Lighting Designer:

Projetar iluminação para diferentes espaços. Conhecimento de quantidade de Lumens para cada tipo de espaço. Conhecimento dos diversos tipos de luminárias existentes no mercado e sua aplicação. Trabalhar com efeitos de luz e sombra em cada ambiente.

Para sobreviver à crise

  • Mantenha a confiabilidade entre os clientes

  • Garanta qualidade técnica dos projetos

  • Crie soluções alternativas de custo para projetos

  • Invista em treinamentos e qualificação profissional, com cursos ligados à área de atuação profissional

  • Invista em aprimoramento de softwares projetuais, de gerenciamento e de custos

  • Aposte em profissionais multitarefas

  • Treine a equipe para evitar perda de produtividade

  • Desenvolva a produtividade e a empregabilidade no escritório

  • Invista em aparições em mídias conhecidas do público

  • Existem vários sites de anúncios gratuitos. Invista neles!

  • Reduza os custos e consequentemente o preço final para o cliente

  • Abra um leque maior para seu negócio oferecendo serviços em outras áreas.

  • Replaneje sua formas de remuneração de funcionários: Ao invés de oferecer um salário alto, ofereça um salário mais baixo e compense com comissões ou participação nos lucros


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page